terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E SAÚDE HUMANA




Desde há alguns anos que novas formas de poluição vêm surgindo. Sobre elas, a maioria das pessoas está desinformada e portanto indefesa.

Manifestação em Estugarda, Alemanha, contra a poluição eletromagnética.
Até porque as empresas que estão na sua origem dispõem dum grande poder, fazendo uma sistemática desinformação que perturba a divulgação de dados  objectivos e rigorosos na matéria.

Em relação às novas tecnologias sem fios, como os telemóveis, as redes 3G / 4G, Wifi e várias outras, as operadoras e os fabricantes tratam de antecipar "pesquisas" que concluem sempre pela "não comprovação dos efeitos negativos na saúde" e pela recomendação de que "as investigações devem  prosseguir".

Mas estudos científicos independentes e associações de cidadãos, sobretudo na Europa, já comprovaram os sérios efeitos sobre a saúde humana.

Na Suécia, primeiro país onde há várias décadas atrás surgiram os alertas, já foram implementadas algumas zonas livres do "electro smog", tal como em muitos países há zonas livres de fumo ou de energia nuclear.

O autor do blogue Electrosensibilidade, o biólogo português Paulo Vale, por ser ele mesmo um eletrosensível, ou seja, ter uma vulnerabilidade acima da média a esse tipo de poluição, vem-se dedicando à sua pesquisa e combate.

Cito-o:

«(...) a medicina convencional, ainda vê essencialmente o corpo humano como uma máquina formada por peças (orgãos) que por sua vez são feitas de peças mais pequenas (células, e no nível seguinte as moléculas). 

É a mecânica newtoniana. A mecânica quântica einsteiniana ainda não foi assimilada em muitos campos da ciência.
Felizmente a medicina alternativa/complementar vê a vida como um fenómeno vibracional, feito de ondas. Um dos livros clássicos de introdução a esta área é Medicina Vibracional, pelo Dr. Richard Gerber. 
O equilíbrio do desenvolvimento e manutenção do nosso corpo depende do bom funcionamento do nosso delicado electromagnetismo interno e da sua interacção com os campos externos como o campo geomagnético da Terra».

Paulo Vale diz que estamos cada vez mais rodeados, da casa ao shopping, do transporte ao local de trabalho e à escola, por aparelhos e redes que emitem as mais diversas formas de poluição elétrica e não só.


As lâmpadas fluorescentes de longa duração, ditas  ecológicas: na realidade gasta-se mais energia a produzi-las e são dificilmente recicláveis. Caso se estilhacem, fique longe do pó e do mercúrio que elas largam, e use luvas ao recolher os pedaços.

Um dos aspetos mais preocupantes são as torres retransmissoras do sinal dos telemóveis / celulares, sobretudo porque as cidades estão plantadas delas por todo o lado, e mesmo que você escolha morar longe delas, qualquer operadora pode decidir a todo o momento escolher o prédio defronte para implantar uma.

Há estudos que provam que a distância mínima recomendável para estas antenas não serem prejudiciais é em torno de 600 metros, mas isso é relativo, já que a operadora pode decidir intensificar o sinal se surgirem novas necessidades comerciais e técnicas, e qualquer antena suplementar intensifica o sinal.

Paulo Vale recomenda vários meios de defesa, que ele mesmo experimentou:

- Cortinas chapeadas a metal, como folha de aço ou aluminio, tapando as janelas mais expostas a antenas
- Pintar as paredes da casa a tinta protetora como grafite
- Usar redes tipo mosquiteiro eletromagnético
- Distribuir pela casa  dispositivos atenuadores das microondas como os Star tri pak.

Tais dispositivos podem ser adquiridos pela internet, conferir aqui: http://www.emfblues.com/; http://www.bioelectricshield.com/; http://www.golden-ray.com/

Outro alerta que deve ser feito é para os fornos microondas - têm um efeito milhões de vezes superior às microondas dum telemóvel/celular pelo que todo o cuidado é pouco. 

Não recomendo o uso. Eles sobreaquecem apenas o líquido dos alimentos, e há provas da "memória da água", obtidas  pelo japonês Masaro Emoto, mostrando que a água guarda as mínimas alterações a que é submetida, até a energia da voz humana pode afetá-la. Mas se insiste em usar forno microondas, mantenha-se longe dele quando em uso.

Outra recomendação de Paulo Vale, principalmente para quem é eletrosensível, manter-se longe de qualquer aparelho que emita ondas eletromagnéticas, emissor de Wifi, pen 3 ou 4G,  telemóvel e smartphone, fogão elétrico, radiodespertador, alarmes, etc. Mesmo o computador portátil, é  habitual colocá-lo ao colo o que é nocivo para os órgãos reprodutores pelo aquecimento e ondas recebidos. Internet e telefone com fio são largamente preferíveis aos sem fio, do ponto de vista da saúde.  

Para leitura integral do blogue de Paulo Vale, que recomendo a par de outras leituras
http://electrosensibilidade.blogspot.com.br/p/2.html