quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ainda sobre futebol, para variar....

Apesar do pouco saudável clima de fanatismo "nacionalista" que rodeia sempre estes eventos - e na América Latina, então, nem imaginam - ou mesmo por causa disso, não resisto a mais um comentariozinho, que prevejo seja o último.

Hoje, a Sport TV, principal canal desportivo do Brasil, a propósito do grupo de que Portugal faz parte, reportava que os selecionadores da Alemanha e dos EUA, ambos alemães, são amigos pessoais de longa data, até porque o segundo foi o assistente técnico do primeiro na seleção alemã.

Mais dizia este canal que Jurgen Klinsman (selecionador dos EUA) fez questão, logo que entrou em funções,  de reforçar a seleção norte-americana com 5 jogadores alemães da sua confiança pessoal.

"Teremos então amanhã um jogo de compadres" - concluia ironicamente o canal brasileiro.

Curioso e revelador que os media portugueses - salvo melhor informação, pois não posso segui-los neste momento - não frisassem este importante dado.

Parecem mais preocupados em "fazer a folha" e "incinerar" o selecionador Paulo Bento e a própria seleção representativa do seu  país na Copa, enquanto continuam a glorificar a imagem do CR7, talvez porque há contratos comerciais envolvendo também os media - caso da publicidade com ele.

Vai uma apostinha que o resultado do EUA-Alemanha vai ser o mais conveniente para ambos passarem?

O que não é difícil. Portugal teria que golear  o Ghana por 5-0 e esperar que a Alemanha vencesse os EUA por 1-0, ou outro resultado com a mesma soma cruzada de golos. Mesmo que Portugal goleie, se a Alemanha empatar com os EUA, ambos são apurados e Portugal fica de fora.

Somado isto ao facto do árbitro tudo ter feito no primeiro jogo, Portugal-Alemanha, para abater Portugal logo de início, começamos a entender o puzzle.

É o mundial pefeito estilo FIFA onde quem tem dinheiro tem as alavancas. E será assim cada vez mais, não nos iludamos...

Nota (a posteriori): Completamente confirmada a análise acima.  O jogo EUA-Alemanha foi morno, quase não houve remates na 1ª parte, e só na segunda, quando o Gana empatava o jogo com Portugal, a Alemanha acelerou e se permitiu marcar um golo aos EUA, sabendo perfeitamente que isso não prejudicava o "amigo americano". Vergonhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário