quarta-feira, 12 de março de 2014

NEBRASKA - o filme



Ficha técnica
Trailer

Género: Drama com humor
Realizador: Alexander Payne
País: EUA
Ano: 2013
Classificação: ***** Muito bom

Um retrato intensamente sonoro e visual duma América que não se vê nos filmes de Hollywood e nas notícias dos grandes media corporativos, que nos impingem todas as horas do dia, ano após ano das nossas vidas, essa América artificial de Hollywood.

Uma América de pessoas reais - não elegantes nem puritanas, nem sexys nem cheias de proclamações morais -  uma América de pessoas feias, gordas ou escanzeladas, com barba por fazer, mesquinhas nos sentimentos. As pessoas duma classe média-baixa que levou de chofre com a crise do sistema capitalista onde vive, e que reage às cegas, como pode.

Mas este não é um filme político. É um filme sobre pessoas, sobre o isolamento psicológico, a velhice, a incomunicabilidade e os seus dramas, sobre as relações entre filhos e pais,  e as feridas e a dor e o aturdimento que deixam ao longo de toda uma vida por efeito acumulado.

Subtilmente, só perceptível para quem consegue ver, o realizador vai desmontando um por um os mitos norte-americanos da família feliz, da burla do sucesso económico  (ideia central do filme, a meu ver), do cinismo que há na religiosidade puritana, assim como da elegância e da sociedade tolerante e generosa - tudo mitos que saem completamente esfrangalhados.

À boa maneira americana, não deixa de haver um happy-ending.  Que não chega a ser concessão, pela forma inteligente como Payne remata o filme, descobrindo generosidade nos dois protagonistas - pai e filho - em meio ao deserto de rudeza que pontua quase todos os personagens na narrativa.

Uma nota final para a impressionante fotografia marcada pela nudez da pradaria nevada do Midwest, em que o contraponto da banda sonora limpa, não menos crua e sóbria, é dum rigor total.

Para mais crítica a filmes: separador 8 - Cinema

Sem comentários:

Enviar um comentário