terça-feira, 29 de outubro de 2013

FUKUSHIMA - APOCALIPSE NOW?

É uma das situações mais graves de toda a História humana, incluindo as mais tensas vividas na Guerra Fria ou na 2ª Guerra Mundial.

O Japão decidiu retirar um por um, através de um guindaste, os 1.300 cilindros de combustível radioativo gastos, com temperaturas elevadissimas, que estão guardados numa piscina que ameaça romper.

Qualquer falha humana ou acidente natural - que numa operação deste tipo os especialistas dizem ser demasiado provável - pode libertar radiação equivalente a 14.000 bombas de Hiroshima !

Entretanto, os efeitos catastróficos do vazamento de água radiotiva para o mar já se fazem sentir nos EUA - verificar (link).  


Há que ser responsável e perceber que o que está na origem desta grave situação é todo um sistema que leva à pressão irracional sobre a economia e, daí, à energia a qualquer preço. 

sábado, 26 de outubro de 2013

Os coentros contêm um forte antibiótico natural

Coentros

Um estudo da Universidade da Beira Interior, Portugal, publicado no «Journal of Medical Microbiology» chegou à conclusão que o óleo de coentros é tóxico para uma ampla gama de bactérias nocivas.

O óleo de coentros foi testado em 12 estirpes de bactérias, como a E.coli, a Salmonella entérica, a Bacillus cereus e a 
Staphylococcus aureus. Todas elas mostraram uma redução do crescimento, sendo que a maioria delas foi eliminada por soluções que continham até 1,6 por cento de óleo de coentros. Apenas duas resistiram.


Fernanda Domingues, responsável pela investigação, explica: «Os resultados indicam que o óleo de coentros danifica a membrana que envolve a célula bacteriana. Isso inibe os processos (...) e acaba por conduzir a célula bacteriana à morte». A equipa de inves
tigadores diz que o óleo de coentros pode ser uma alternativa natural aos antibióticos comuns, já que pode ser usado como medicamento na forma de loções, anti-sépticos orais e comprimidos para combater infecções bacterianas multi-resistentes.

https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=1817