quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sabedoria popular portuguesa - provérbios

No ocidente tornou-se moda a sabedoria oriental.

Mas cada povo acumula a sua própria sabedoria de séculos. Esse é o caso de Portugal, um dos países mais antigos da Europa.
Alguma dela está vertida em ditados populares que fazem todo o sentido, ainda que tenham que ser adaptados ao contexto de cada situação.
Eis aqui uma pequena seleção:


A encomenda é igual ao cabaz.
A boda e a baptizado não vás sem ser convidado.
A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha.
A ignorância e o vento são do maior atrevimento.
A nuvem passa, mas a chuva fica.
A valentia com os fracos, só cobardia revela.
Amigo disfarçado, inimigo dobrado.
Ave que canta demais não sabe fazer o ninho.
As aparências iludem.
Ao rico não devas e ao pobre não peças.
Apanha com o cajado quem se mete onde não é chamado.
Antes quero asno que me leve do que cavalo que me derrube.
Até ao lavar dos cestos é vindima.
Barriga cheia, companhia desfeita.
Burro velho não aprende línguas.
Cada macaco no seu galho.
Cada um por si, Deus por todos.
Cada um vê mal ou bem, conforme os olhos que tem.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Salmão e outros peixes de aquacultura - todos CONTAMINADOS!

Até agora, todos os dietistas recomendavam peixes como o salmão pela sua riqueza em Omega 3, etc., etc.

Pois bem, chegou a altura de mudarem o discurso e serem mais cuidadosos.

Existem toxinas acima do autorizado nos peixes de aquacultura à venda. Incluem-se aí grande número de espécies, como a maioria do salmão, truta, dourada, tilápia e mesmo a pescada brasileira (um peixe intragável,  nada a ver com o europeu) postas à venda.

Um estudo científico demonstra a presença no salmão de aquacultura - que é "apenas" quase todo o existente no mercado - de um antioxidante, a Etotoxina, com valores que a autoridade sanitária europeia não autoriza em relação às carnes, mas que por falta de legislação sobre o peixe, este apresenta valores muito acima do permitido para as carnes.

E note-se que mesmo os peixes de aquacultura orgânica têm valores igualmente graves da toxina.

O problema é que na farinha para alimentação do peixe vem já incorporada esta toxina sintética - por sinal, patenteada pela Monsanto - cuja finalidade é evitar a oxidação do produto no armazenamento.

Mas há estudos - por exemplo, na Irlanda - que propõem uma alternativa à atual alimentação dada aos peixes. Trata-se de algas, abundantes na natureza, que podem ser usadas como aditivos com efeitos anti-oxidantes. O problema é a sua aceitação pela indústria que domina os circuitos da alimentação animal. Ela argumenta com os custos para recusar essas alternativas. Mas bastaria que fossem produzidas em massa para os custos baixarem.

Portanto, enquanto a opinião pública não exigir, vamos continuar nesta situação preocupante para a saúde e que é uma autêntica burla.

Verifique os dados aqui (site e vídeo em francês).



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aquilo que nos dão de comer...! Nhac....

Um laboratório de Austin, Texas, procedeu à análise microscópica dum vulgar pedaço de "nugget de frango" adquirido num restaurante MacDonald's local, e o resultado é deveras preocupante e mesmo repugnante. Além de a substância principal que constituía o nugget's em nada se parecer com carne de frango (ver vídeo em 4:39) foram encontradas fibras estranhas espalhadas em vários pontos do produto. Filamentos e fibras com características de cabelo, materiais dispersos com várias cores - vermelho, azul, etc. - e grãos com aspecto de algas.

Perante isto, valerá a pena correr o risco de comer estes produtos processados?

Não  vamos defender uma alternativa também perigosa, a da carne de frango de aviário (granja), ou outras carnes produzidas em currais fechados e sobrelotados de animais,  ou peixe da aquacultura, a não ser que tenhamos garantias, de preferência através da visita pessoal ao local de produção, de que se trata de animais criados com rações naturais para a sua espécie, sem recurso a milho ou soja transgénicos, em condições de higiene muito próximas da natureza.

Ver artigo sobre a indústria alimentar, neste blogue.

Eis o vídeo com as imagens microscópicas do nugget da Mac Donald's:


Fonte: Naturalnews.com

domingo, 1 de setembro de 2013

Sumo detox antidepressivo

Uma receita que aparece em muitas publicações naturistas, com ingredientes de uso corrente, citados também em livros de medicamentos naturais, como este (LINK).

NOTA: É fundamental os vegetais serem de origem biológica/orgânica. Usar vegetais do agrotóxico (que são os que se vendem nos mercados e supermercados normais) não garante qualquer efeito  benéfico ou, se o tiver, ele é anulado pelos efeitos negativos dos pesticidas contidos nos vegetais.

Eu próprio e pessoas amigas fizemos diariamente durante cerca de 2 anos, comprovando efeitos claros na disposição psicológica (calmante e anti-depressivo) e na regularização da digestão.

A preparação é simples, e se não conseguir todos os ingredientes não é grave, há versões da receita apenas com os três primeiros ingredientes, mas recomendo vivamente usar todos. 
(Um deles, raíz do açafrão - não é fácil obter. Encontrei ocasionalmente numa loja Celeiro, da Aven. da República, quando em Lisboa)
Raíz de açafrão (Turmeric, em Inglês)
Partem-se aos bocados uma beterraba pequena , uma cenoura pequena , uma maçã, um limão, 1 cabeça pequena de gengibre e 1 cabeça pequena de raíz de açafrão (dose para 1 toma).

Faz-se um sumo/suco no liquidificador, adicionando-lhe um pouco de água - sugiro água mineral de baixo Ph (água da torneira, hoje em dia, toda ela tem cloro, péssimo para a saúde e que não desaparece mesmo filtrado).
Pode juntar uma colher de mel biológico/orgânico. O mel é excelente para combater várias doenças também.

Para triturar, caso não possua um bom liquidificador, use mesmo a varinha mágica. Nesse caso tem que partir previamente os vegetais em pedaços mais pequenos.  

Deve ser bebido logo após a preparaçãotodos os dias em jejum 1 hora antes de comer qualquer outra coisa.

Se quiser reforçar, beba também a meio da tarde, durante o tempo necessário, até a pessoa se curar. 

Pode repetir o tratamento ao longo do ano sempre que quiser.

É considerado na literatura naturista da Internet como indicado para:

- Doenças cancerígenas 
- Anti-inflamatório; 
- Problemas no fígado, rins e pâncreas. 
- Úlceras
- Proteção dos pulmões, coração e tensão arterial
- Reforço do sistema imunitário
- Os olhos, eliminando a vermelhidão, a fadiga e a secura
- Dores musculares ou provocadas pelo exercício físico
- Desintoxicar, eliminando a obstipação intestinal, tornando a pele mais saudável e combatendo o acne
- Combater o mau hálito, a má digestão e as infecções na garganta
- Combater a dor e a febre.

Assim como não tendo efeitos secundários, de boa assimilação e fortalecendo o sistema 
imunitário.
Nota: Apesar de o ter tomado cerca de dois anos seguidos, os únicos efeitos que posso garantir por experiência própria são os da boa disposição e regularização intestinal.

Não serve para redução de peso ou diminuição do apetite. 

No entanto, como na altura ainda não dava a devida importância à questão dos pesticidas presentes nos vegetais (hoje considero um factor fundamental) e me era difícil na região obter alimentos orgânicos a preços acessíveis, como não pude garantir a origem dos vegetais que comprava no mercado local, como referido acima, isto condiciona a avaliação da minha experiência para efeito de outras doenças.