domingo, 28 de julho de 2013

MORREU DOMINGUINHOS, O MESTRE DO FORRÓ

Há três dias, saiu uma notícia triste: Dominguinhos alheou-se deste mundo, como dizia um poeta.

O maior continuador e companheiro musical do pai do baião, Luiz Gonzaga, viverá seguramente no coração dos nordestinos e do Brasil inteiro, enquanto a tradição se mantiver. Ainda que ele criasse o forró urbanizado, jamais  se desligou de suas raízes sertanejas.

Composto por géneros como o baião e o xaxado, este estilo  tem origem na música tradicional portuguesa (vira, chula, fandango, e marchinhas do S. João - o que nunca vejo referido nos media brasileiros), mas que no nordeste brasileiro ganham uma dinâmica eletrizante na fusão com ritmos indígenas e tons doutras origens como a polka.

As festas juninas tal como em Portugal são no Brasil uma celebração pagã, mas no nordeste duram um mês inteiro - em muitas cidades excedem mesmo em importância o próprio Carnaval. Nos arraiais dançam sensualmente as chamadas quadrilhas, ricamente vestidas, ao som contagiante do forró. A base dos grupos tradicionais é a sanfona (acordeão), o triângulo e a zambumba (tambor). Modernamente, muitos fazem-se acompanhar por guitarra elétrica.

Aqui fica a minha  homenagem ao grande Dominguinhos e à sua mestria, mas sobretudo a essa espontaneidade que sempre o marcou e é típica dos grandes sanfoneiros nordestinos.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Desenvolvido em Aveiro novo biodiesel para Timor

Samuel Freitas, engenheiro químico,  acaba de se doutorar na Univ. de Aveiro com uma tese em que investigou um biodiesel específico para o seu país, Timor-leste.

Trata-se de óleos vegetais extraídos de sementes do pinhão-manso e da nogueira de Iguapé, plantas nativas de Timor, refere o Público de 23-7-2013.

Samuel declarou que pretende contribuir  para o desenvolvimento do seu país ensinando na universidade timorense e também introduzindo o novo combustível, de modo a levar  a eletricidade a muitas regiões onde ainda não chegou, através de geradores comuns usando este biodiesel, dado as  suas características serem muito semelhantes às do diesel comum.

Estimulante, pelo contraste com muita gente que se vê por aí a terminar os cursos e só pensar na vidinha consumista num país avançado, em vez de enfrentar uma vida mais dura, mas incomparavelmente mais útil, trabalhando no país que os viu nascer.






terça-feira, 23 de julho de 2013

Fukushima - TEPCO admite que houve fuga de água radiotiva para o mar

A empresa TEPCO, responsável pela central nuclear de Fukushima, que sofreu o grave acidente resultante do terramoto de 11-Março-2011, que varreu aquela região do Japão, admitiu pela primeira vez publicamente  um significativo vazamento de águas subterrâneas com césio 134, material radioativo, e que o seu grau de radiotividade é 110 vezes superior ao normal.

Embora a empresa tente minimizar os riscos, a verdade é que esta contaminação afetará os seres marinhos da região, que podem ser ingeridos por pessoas. Acresce que, num vazamento assim, as correntes oceânicas podem levar a radioatividade a pontos muito distantes com riscos incontroláveis.

Mais uma vez fica à vista a extrema perigosidade da energia nuclear.





domingo, 21 de julho de 2013

Saúde - verifique se o seu peso é correto

Use uma máquina de calcular ou o Excel e aplique a fórmula para verificar se tem o peso certo.
Cuide-se!

Se excede o normal, o melhor é mesmo ter força de vontade e comer menos, fazendo ao mesmo tempo exercício diário. Meditação e concentração também ajudam.

Mas há alguns truques, como comer frutos e sementes oleaginosas em pequenas quantidades diáriamente - ajudam a queimar gorduras, como pode ver num outro comentário, mais abaixo.


sábado, 20 de julho de 2013

Pistachio e outras oleaginosas contra o colesterol, o cancro e a senilidade

Um estudo da universidade de  Penn,  Estados Unidos, mostrou que  um dos  benefícios de consumir diariamente pistachio é reduzir o colesterol mau, LDL, e estimular os antioxidantes do organismo.

pistachio fornece magnésio, vitamina E e B6, que auxiliam na formação de neurotransmissores como a serotonina e estimulam a produção de hemoglobina, anti-oxidante, provocando uma sensação de bem-estar. Também dá um acréscimo de cálcio (que fortalece os ossos) e de fósforo (combate a fadiga muscular).

Para ser eficaz é aconselhável ingerir 1,3 miligramas de pistachio por dia. 

Intercalar o pistachio com outras oleaginosas, como amêndoa, castanha de caju, castanha do Pará e nozes, pode embaratecer os custos, e  oferece nutrientes que ajudam ao emagrecimento. Estes frutos são ricos em gorduras monoinsaturadas que mantêm o nível de açúcar no sangue e ajudam no metabolismo da queima de gorduras.

Mas o pistachio, tal como as outras oleaginosas, é bastante calórico: 5 pistachios contêm 129 kcal. Por isso, consuma com moderação, o que até convém à bolsa familiar porque na maioria, estes frutos e sementes oleaginosos são muito caros.




Uma boa alternativa ao pistachio, que no Brasil é carissimo (uns 50 reais por 250g) e em Portugal não é muito mais barato, é usar as outras oleaginosas mais frequentes localmente, como as nozes, as amêndoas e as sementes de sésamo (gergelim). No caso do Brasil, a castanha do Pará é abundante e tem qualidades quase idênticas às do pistachio.

Refira-se a terminar que estudos da Universidade de Harvard, assim como referências da Associação Americana de Pesquisa do Cancro, apontam que o pistachio inibe o avanço dos cancros da próstata e do pulmão, enquanto o British Journal of Medicine refere a importância da vitamina E contida nas oleaginosas para combater a degenerescência cognitiva e outras funções cerebrais como a coordenação motora. Além disso, o Journal of Impotence Research refere que estudos demonstram que o pistachio também ajuda a combater a disfunção estéril e melhora a qualidade do esperma.

Relacionados, também neste blogue:

- artigo sobre outras oleaginosas e sua boa preparação
- tabela com as funções das vitaminas






Oleaginosas - qualidades, e como tirar o máximo proveito

As amêndoas secas mediterrânicas são das oleaginosas mais utilizadas, não apenas para consumo direto, mas na doçaria, em vários pratos, e na indústria alimentar.

São, juntamento com as nozes, as avelâs, o sésamo ou gergelim, a castanha de cajú, o tornesol, a linhaça, o amendoim, etc., muito ricas em gordura boa, porque contém vitaminas B,C, E e  magnésio, potássio, ferro, zinco...
A sua digestão é, porém, bastante dificultada porque estas oleaginosas contêm uma substância que inibe as enzimas que auxiliam a nossa digestão.
Mas há uma forma de ultrapassar isto. Basta pôr de molho as amêndoas, nozes, etc. por algumas horas num recipiente, cobertas com água, à temperatura ambiente. Elas Iniciam o processo de germinação que elimina a referida substância. Aí, já ficam aptas a uma boa digestão.

No caso das amêndoas, bastam 8 horas - é deixar durante a noite e comê-las ao pequeno almoço - convém consumir dentro de 2 ou 3 dias no máximo, porque depois deste processo começam a fermentar e estragam-se.

Tempo de molho doutros frutos ou sementes:

Nozes  4 horas
Avelâs  8-12 horas
Castanha de cajú   2-2,5 horas
Sementes de sésamo   8 horas
Sementes de tornesol   2 horas

Para todas as outras entre 4 e 24 horas, sempre à temperatura ambiente.
Após o tempo de molho, decante a água limpando os resíduos que a turvam, retire as oleaginosas e seque-as bem, coloque-as no frigorífico por não mais que 3 dias até ao consumo. Por isso, convém não preparar muita quantidade de cada vez.

Texto-base: dr. Laurence Froidevaux, citado por handmade.two

Ver relacionados, também neste blogue: As qualidades do pistachio e tabela de vitaminas.






sexta-feira, 19 de julho de 2013

Algumas invenções portuguesas recentes


A Alfredo da Costa não fecha! - vitória da saúde em Portugal


Fachada principal da MAC
Portugal está classificado pela OMS, organização que gere os programas mundiais de saúde,  entre os dez países com melhor saúde neonatal, em função dos dados demográficos e de saúde obtidos.

Fruto de prolongados programas de vacinação, de campanhas de prevenção, da melhoria das condições de vida e de educação, mas fruto também muito da melhoria das maternidades, serviços de obstetrícia e pediatria do Serviço Nacional de Saúde público.

A primeira verdadeira maternidade portuguesa foi a maternidade Alfredo da Costa (MAC), cujo nome é uma homenagem ao pioneiro da obstetrícia em Portugal, fundador do primeiro serviço autónomo, após um texto do século XIX onde verberava energicamente a degradante situação das enfermarias onde se misturavam doenças contagiosas e outras, até do foro psiquiátrico, e as mães davam à luz por entre gritos das doentes e o ar fétido dos antigos hospitais.

Com o tempo, a MAC modernizou-se, tornando-se numa maternidade de referência nacional e internacional. Os meus dois netos ali nasceram, por opção dos pais, que têm muito mais confiança na velha maternidade pública do que numa privada, mesmo tendo nesta o custo pago pelo seguro, quarto privativo e todas as modernices, mas onde a parturiente  seria "persuadida" a fazer cesariana e em caso de complicação, transferida para um hospital público porque os privados não estão para custear todas as especialidades que essas situações exigem operacionais 24 horas por dia.

O atual governo tomou a gravissima decisão de fechar a MAC alegando  critérios de poupança economicistas que nunca demonstrou. Porque não há nada mais caro do que a perda de vidas ou as sequelas para toda a vida, motivadas por cuidados  negligentes. Prometia também vir a reintegrar os serviços da MAC num futuro novo hospital de Lisboa, de que nem sequer iniciou a construção!

Agora, o tribunal Administrativo de Lisboa decidiu acatar a providência cautelar entregue por um movimento cívico de apoio à maternidade Alfredo da Costa.

É uma vitória parcial, mas muito importante para a saúde neonatal, e sobretudo para a sanidade mental de Portugal - tal o absurdo da decisão que felizmente foi agora anulada.




quinta-feira, 11 de julho de 2013

claridade que esmorece suavemente ao cair da noite     o mundo mergulha num sonho de nuvens coloridas pelo pôr-do-sol        desenho de criança onde  nunca pousou o mal      viver a vida sempre assim     como se não houvesse memória      o perfil das casas banais torna-se bonito      colorido  pelas luzes da noite       nesse lugar onde  não existia  a dor
6 . julho . 2013

mais textos poéticos na página 2