domingo, 11 de agosto de 2013

OGMs e MONSANTO - estudo francês mostra os efeitos cancerígenos

Um estudo francês do prof. Séralini do CRIIGEN-Paris, que se prolongou por dois anos, utilizou na alimentação de três séries de ratos alimentos à base de:

- milho OGM* simples, com origem na multinacional Monsanto
- milho e pesticida Round-up, que é sempre incorporado no milho da Monsanto, condição essencial à eficácia da planta, resistente ao pesticida, o qual é disperso para liquidar e limpar o terreno de todas as outras plantas e ervas, exceto as de milho OGM, que resiste, mas incorporado desse perigoso pesticida
- apenas pesticida Round-up, que foi adicionado aos alimentos normais dados aos ratos
__________________________________________________________
*OGM - Organismo Geneticamente Modificado, vulgo: transgénico (pt) / transgênico (br)

Também foram alimentadas outras séries de ratos com alimentos saudáveis, sem  OGM ou pesticidas.

Após milhares de testes, o estudo constatou que a mortalidade aumentava drasticamente nos três grupos alimentados com milho  OGM simples ou com alimentos incorporando o respectivo pesticida.

Vídeo:







https://www.youtube.com/watch?v=YB-SHNtI864









CONCLUSÕES MUITO PREOCUPANTES

Embora apenas uma espécie de milho e de batata OGM sejam autorizadas para plantação na Europa - o que já é grave, dado o peso enorme destes produtos na alimentação animal e humana - é autorizada livremente a importação de soja geneticamente alterada, que é  a base da alimentação dos animais, cujos derivados, por sua vez, são a base da alimentação da maioria das pessoas.

Já no Brasil, um dos alimentos mais usados por milhões de pessoas, o cuzcuz de milho, é feito generalizadamente com milho transgénico. Embora a legislação brasileira obrigue a afixar o respetivo símbolo nas embalagens, isso de nada serve se não existem alternativas a esse cuzcuz nos supermercados e se as pessoas não estiverem prevenidas dos riscos - como é o caso geral.
Símbolo para transgénico no Brasil
Fica no ar o que é cada vez menos uma dúvida - o aumento enorme de cancros humanos não terá como fator essencial o crescente uso de OGM na alimentação, por via direta ou indireta?




Sem comentários:

Enviar um comentário