sábado, 20 de julho de 2013

Oleaginosas - qualidades, e como tirar o máximo proveito

As amêndoas secas mediterrânicas são das oleaginosas mais utilizadas, não apenas para consumo direto, mas na doçaria, em vários pratos, e na indústria alimentar.

São, juntamento com as nozes, as avelâs, o sésamo ou gergelim, a castanha de cajú, o tornesol, a linhaça, o amendoim, etc., muito ricas em gordura boa, porque contém vitaminas B,C, E e  magnésio, potássio, ferro, zinco...
A sua digestão é, porém, bastante dificultada porque estas oleaginosas contêm uma substância que inibe as enzimas que auxiliam a nossa digestão.
Mas há uma forma de ultrapassar isto. Basta pôr de molho as amêndoas, nozes, etc. por algumas horas num recipiente, cobertas com água, à temperatura ambiente. Elas Iniciam o processo de germinação que elimina a referida substância. Aí, já ficam aptas a uma boa digestão.

No caso das amêndoas, bastam 8 horas - é deixar durante a noite e comê-las ao pequeno almoço - convém consumir dentro de 2 ou 3 dias no máximo, porque depois deste processo começam a fermentar e estragam-se.

Tempo de molho doutros frutos ou sementes:

Nozes  4 horas
Avelâs  8-12 horas
Castanha de cajú   2-2,5 horas
Sementes de sésamo   8 horas
Sementes de tornesol   2 horas

Para todas as outras entre 4 e 24 horas, sempre à temperatura ambiente.
Após o tempo de molho, decante a água limpando os resíduos que a turvam, retire as oleaginosas e seque-as bem, coloque-as no frigorífico por não mais que 3 dias até ao consumo. Por isso, convém não preparar muita quantidade de cada vez.

Texto-base: dr. Laurence Froidevaux, citado por handmade.two

Ver relacionados, também neste blogue: As qualidades do pistachio e tabela de vitaminas.






Sem comentários:

Enviar um comentário